Subscreva:

Pages

segunda-feira, maio 14

Em Busca De Diamantes


Um rei tinha presenteado sua filha, com um belo colar de diamantes. O colar tinha desaparecido e as pessoas do reino procuraram por toda a parte sem conseguir encontrá-lo.

Alguém disse que um pássaro poderia tê-lo levado, fascinado pelo brilho. O rei então pediu a todos que voltassem a procurá-lo e anunciou uma recompensa de 500 moedas de ouro para quem o encontrasse.


Um dia, um rapaz caminhava de volta para casa ao longo de um lago ao lado de uma área muito degradada do reino. O lago estava completamente poluído, sujo e com um mau cheiro terrível. Enquanto andava, o rapaz viu algo brilhar no lago e quando olhou viu o colar de diamantes.


Decidiu tentar pegá-lo, de forma que pudesse receber as 500 moedas de ouro de recompensa. Pôs sua mão no lago imundo e agarrou o colar, mas de alguma forma o perdeu.

Tirou a mão para fora, olhou outra vez  e o colar estava lá, imóvel. Recomeçou. Desta vez entrou e emporcalhando sua calça no lago imundo, afundou seu braço inteiro para pegar o colar.

Mas, estranhamente, ele perdeu o colar novamente! Saiu e começou a ir embora, sentindo-se deprimido. Então, outra vez ele viu o colar, bem ali. Desta vez, ele estava determinado a pegá-lo, não importava como.

Decidiu mergulhar, embora fosse algo repugnante de fazer, tal a sujeira e lama do lago. Assim procedeu e seu corpo inteiro tornou-se imundo.

Mergulhou, mergulhou e procurou por toda parte pelo colar, mas fracassou novamente. Desta vez ele ficou realmente aturdido e saiu, sentindo-se mais deprimido ainda, já que sem conseguir pegar o colar, não receberia as 500 moedas de ouro.

Um velho, que passava por ali viu o rapaz e perguntou o que estava acontecendo. O rapaz não quis compartilhar o segredo com o velho, pensando que ele poderia tomar-lhe o colar. Recusou-se, então a explicar a situação. 


Mas o velho pôde perceber que o rapazinho estava incomodado e sendo compassivo, outra vez pediu ao rapaz que lhe contasse qual o problema, prometendo-lhe guardar segredo.

O rapaz reuniu alguma coragem e como já dava o colar como perdido, decidiu pôr alguma fé no que aquele senhor dizia. Contou tudo sobre o colar, como ele tentou pegá-lo e tinha fracassado.

O velho disse-lhe que talvez ele devesse olhar para cima, em direção aos galhos da árvore, ao invés de olhar para o lago imundo. O rapaz olhou para cima e para sua surpresa, o colar estava pendurado no galho de uma árvore. Ele tinha o tempo todo, tentado capturar um simples reflexo do colar.

Autoria desconhecida.

São inúmeras as vezes que deixamos tomar pelas ilusões. Acomodamos-nos com a mesma maneira de agir, pensar e ver a vida. Não nos permitimos a pensar diferente, fazer diferente... Ousar!

Com isso, deixamos escapar de nossas mãos muitas oportunidades. Perdemos verdadeiros tesouros, pelo simples fato de não se permitir a quebrar as rotinas, se permitir ao novo.

Pense nisso... Shavuah Tov!

0 comentários: