Subscreva:

Pages

terça-feira, maio 8

O Dia da Grande Vitória



ANDREY BUDAEV

Nos dias 8 e 9 de maio, na Rússia, nos países da Europa, América e em todo o mundo civilizado comemora-se a festa da Vitória sobre o fascismo (1945)


No decorrer da Segunda Guerra Mundial, na sua luta contra o fascismo, o povo soviético teve apoio e assistência de outros países. A coalizão anti-hitlerista tornou-se um exemplo do esforço de países de diferentes ideologias e sistemas políticos no enfrentamento de um inimigo comum e mortal.
O núcleo da coalizão anti-hitlerista incluía, além da União Soviética, a Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos. A partir de 1943, da coalizão anti-hitlerista também fez parte o Brasil. A nação brasileira perdeu naquela guerra – sobretudo nas ações de combate nas frentes da Itália – 1.889 homens. Foram afundados 34 de seus navios e abatidos 22 de seus aviões.

Hoje, 67 anos depois, não há necessidade de simplificar ou embelezar a História. Cada um dos países da coalizão anti-Hitler buscou suas metas e seus interesses nacionais. Alcançar credibilidade mútua não foi fácil. Mas, ainda assim, os participantes da coalizão lograram manter-se acima de suas diferenças e colocaram de lado tudo o que era secundário para priorizar a vitória como principal objetivo. Essa lição em sua total extensão mantém sua relevância até os dias de hoje.
Aqueles que hoje questionam a significância da vitória e o papel que nosso país desempenhou para esta vitória estão certamente esquecendo-se de que, sem a nossa participação, esses países teriam sido provavelmente varridos do mapa.
As forças de Hitler tiveram suas maiores perdas nas batalhas contra o Exército Vermelho: 70 % dos seus soldados e 75% do seu equipamento militar.
Apesar disso, nós não dividiamos a vitória em percentuais em 1945, e nem a dividimos agora. Todos os aliados da coalizão anti-Hitler venceram a Segunda Guerra Mundial. Foi nossa vitória coletiva. Mas ninguém tem o direito de subestimar o preço que nossa nação e nosso povo pagaram pela guerra e diminuir a dimensão das atrocidades e crimes dos nazistas, ou nem mesmo torná-los heróis.
O principal resultado da guerra é a vitória das forças da construção e civilização sobre as forcas da destruição e barbarismo, a Vitória da Vida sobre a Morte.

0 comentários: