Subscreva:

Pages

quarta-feira, maio 9

Ponte Chain - Budapest

Construída em 1849, a Ponte Chain, também chamada de Ponte das Correntes, com seus 375 metros, foi a primeira ligação permanente entre Buda e Peste, e é um dos símbolos mais reconhecidos da capital húngara.

Um par de leões foi adicionado em cada uma das bordas da ponte em 1852. Uma curiosa polêmica dá conta de que os leões esculpidos não têm língua, mas segundo as fontes oficiais, a língua foi esculpida, mas, no entanto não é comumente avistada pelo fato de que os observadores estão abaixo do nível das estátuas. 

Polêmicas acerca das línguas dos famosos felinos à parte, o fato é que a travessia da ponte é um dos passeios mais populares da cidade, tanto de dia quanto de noite, e proporcionam uma belíssima vista de todos os principais monumentos da cidade, e é claro, do Rio Danúbio, que pomposamente faz às vezes de avenida principal da bela capital húngara.

Digno de nota é o fato de que o rio encontra-se em ótimo estado: limpo, com peixes e muitas aves aquáticas mesmo no trecho urbano. É um ótimo exemplo de que o crescimento de uma metrópole não necessariamente deveria significar a degradação do ambiente.

0 comentários: