Subscreva:

Pages

sexta-feira, junho 8

Bonsai



A arte do bonsai surgiu na China e foi desenvolvida no Oriente, onde é considerada uma expressão da harmonia entre o céu e a terra, o homem e a natureza. Fundamentos espirituais do Bonsai encontram-se na filosofia de vida oriental, fundada no Taoísmo. Cultivar um bonsai requer muito cuidado e atenção, mas como recompensa traz tranqüilidade para a mente, a sensação de estar conectado com a natureza e ainda, realização interior.  Através dele, seu cuidador revive o ritmo das estações, e nutre dentro de si o poder da criatividade que define como ele molda suas árvores.

O “pun-sai” (nome do Bonsai na China), começou  a ser cultivado por monges budistas e taoístas, como uma forma de trazer os elementos e mistérios das florestas, caminhos que percorriam, para o templo. O cultivo das pequenas árvores exigia concentração e colaborava para a prática da meditação. Há inúmeros mitos e lendas em torno do bonsai chinês, com formas trabalhadas para representar paisagens e imagens que remetem a dragões de fogo, aves e serpentes.

Os mestres chineses de hoje fazem uma distinção entre “pun-sai”e “pun-ching”. A palavra “pun-sai” significa uma árvore plantada em um recipiente sem qualquer paisagem, enquanto “pun-ching”, significa uma árvore que está plantada em um recipiente ou em uma bandeja com traços paisagísticos. A palavra “pen-jing” representa ambas as formas de bonsai.

A arte do “pun-ching” data do período da dinastia Han, cerca de 206 aC a 220 dC, quando os artistas paisagistas chineses começaram a projetar versões em miniatura dos já famosos jardins de pedra artificial. Segundo a lenda, Jiang Shui era dotada de um poder mágico de criar paisagens com rochas, montanhas, árvores, rios, casas, pessoas e animais em um pequeno prato completo.

As datas exatas do aparecimento do Bonsai e suas origens podem ser  discutíveis, mas diversas referências podem ser encontradas na literatura e nas pinturas orientais.

A primeira referência literaria ao “pun-sai” data da dinastia Ch’in (221-206 aC ):  Ton Guen-ming, um famoso poeta e funcionário de alto escalão, que, tendo cansado de assuntos de Estado, retirou-se para o campo, onde começou a cultivar crisântemos em vasos. Isso poderia ter sido o início do plantio voltado para a miniaturização de árvores. Só 200 anos mais tarde, em pinturas do período do T ‘ang encontramos pinheiros, ciprestes, árvores de ameixa, e bambus, crescendo em pratos.

Durante a dinastia Ch’ing (1644-1911 dC),  “pun-ching” e “pun-sai” tornaram-se hobbies, não só da aristocracia, mas de todos os estratos da sociedade na China. Ainda hoje, o bonsai é um hobby difundido em comunidades chinesas no mundo todo.


O Bonsai e os Japoneses

Com a expansão do Zen Budismo para o Japão, provavelmente entre os entre os séculos X e XI, a arte do Bonsai chega aos templos japoneses no período Kamakura (1185 – 1333),  e posteriormente conquista a aristocracia.  Durante a dinastia Yuan (AD 1280-1368) os ministros do governo japonês e mercadores traziam bonsai para casa como presente da China. Por volta de 1644, Chu Shun-sui, um funcionário do governo chinês fugiu do governo dos manchus para o Japão, levando consigo sua coleção de literatura bonsai. Por volta desta época o Japão estava começando a estabelecer sua própria forma de cultivo de bonsai, mas foi seu conhecimento especializado que contribuiu decisivamente para a disseminação do bonsai no Japão como uma forma de arte altamente refinada.

O Bonsai conquista o Ocidente

O Japão apresenta o Bonsai na Feira Mundial de 1878, em Paris e, posteriormente, em Londres, em 1909. Deste então o Bonsai conquistou apreciadores, colecionadores e hobbystas no mundo todo.

Mitos

Algumas pessoas consideram o Bonsai uma atividade cruel, onde as plantas são “torturadas” para que possam atingir uma determinada forma e para manter seu tamanho. As técnicas de Bonsai não são mais cruéis do que qualquer outra atividade de horticultura. De fato, as práticas associadas ao cultivo do Bonsai são as mesmas utilizadas na horticultura tradicional, como a poda, enxertos, irrigação, iluminação, fertilização e o envasamento. De fato, dado um suprimento adequado de água, ar, luz e nutrientes, um bonsai com manutenção adequada deve sobreviver a uma árvore de tamanho total da mesma espécie. Alguns Bonsais sobrevivem por mais de 100 anos, passados de geração a geração.

É também crença comum de que bonsai são apenas alguns centímetros de altura. Isso não é verdade. A maioria dos bonsais tem tamanhos que vão de 25 centímetros a até 1 metro de altura.


Benefícios do cultivo do Bonsai

Concentração
Equilíbrio
Energia positiva no lar
Desenvolvimento interior
Conheça esta arte e desfrute do cultivo do Bonsai!


Fonte: Viver Zen
Fotos:  Verdi

0 comentários: