Subscreva:

Pages

terça-feira, julho 3

A Sinagoga Touro



A Sinagoga Touro em Newport, Rhode Island, é de 1763 e é a mais antiga sinagoga dos Estados Unidos em atividade. É também o mais velho edifício de sinagoga em toda a América do Norte  e  único edifício de sinagoga que data do período colonial americano.

A Sinagoga foi projetada pelo arquiteto britânico Peter Harrison, que residia em Rhode Island, e é considerada sua obra mais notável. O interior é flanqueado por uma série de doze colunas de suporte das varandas. As colunas significam as doze tribos de Israel. Cada coluna é esculpida de uma única árvore. Localizado na Rua Touro Street, a Sinagoga Touro continua a ser uma ativa sinagoga ortodoxa. O edifício está orientado para o leste em direção a Jerusalém. A arca que contém a Torah está na parede leste; acima, um mural representando os Dez Mandamentos em hebraico. Foi pintado pelo artista de Newport Benjamin Howland .

A Sinagoga Touro foi construída entre 1759 e 1763 para a congregação Israel Jeshuat  de Newport, sob a liderança de Isaac Touro. A pedra fundamental foi lançada por Aaron Lopez, um comerciante de destaque em Newport envolvido no negócio de fabricação de velas e outros empreendimentos comerciais. A congregação em si remonta a 1658 quando 15 familias judias de origem espanhola e portuguesa chegaram, provavelmente a partir da Índias Ocidentais e se estabeleceram na região. A pequena comunidade reunia-se em casas particulares durante muitas décadas, antes que pudessem dar se dar ao luxo de construir a sinagoga.  Ela foi formalmente inaugurada em 02 dezembro de 1763.

Outros líderes notáveis da congregação ​​incluem Abraão Pereira Mendes e Henry Samuel Morais (1900-1901) e Judah Touro, filho de Isaac Touro e sua esposa Reyna. Ele fez fortuna como comerciante em Nova Orleans e deixou US $ 10.000 (US$ 260,000 em de dólares correntes) em seu testamento para a manutenção do cemitério judaico e sinagoga de Newport.

Em 1946, a Sinagoga Touro foi designada um Sítio Histórico. A sinagoga foi listada no Registro Nacional de Locais Históricos em 15 de outubro de 1966. Em 2001, a congregação ingressou em uma parceria com o National Trust for Historic Preservation .

Curiosidades

Em 1790, diretor da sinagoga, Moisés Seixas escreveu a George Washington , expressando seu apoio à sua administração e desejando bons votos para ele. Washington enviou uma carta em resposta, que dizia em parte:

“... O Governo dos Estados Unidos ... dá a intolerância nenhum apoio, a perseguição nenhuma ajuda ... Que os filhos de Abraão, que habitam nesta terra, continuem a merecer e aproveitar a boa vontade dos outros habitantes, enquanto que cada um deve sentar-se em segurança debaixo da sua videira e sua própria figueira e não venha ninguém a fazê-lo com medo. Que o Pai de todos nós espalhe a luz misericordiosa e não a escuridão em nossos caminhos e faça de todos nós e de nossas vocações, algo útil para todos aqui e em seu próprio tempo e maneira sejamos eternamente felizes. “

A comunidade comprou e dedicou o Cemitério Judaico em Newport em 1677.

A cidade de Newport perdeu a importância logo após a independência americana, logo em seguida a capital de Rhode Island mudou-se para Providence, que rapidamente também superou Newport como porto marítimo. A comunidade judaica, muito pequena para manter uma sinagoga, removeu os rolos da Torá e os enviou para a guarda, juntamente com a escritura, para a comunidade de Nova York. Ali, apoiaram e participaram da construção da Congregação Shearith Israel. Ela ainda detém formalmente a sinagoga Touro.  As chaves deixaram foram passados ​​para o Goulds, uma família Quaker em Newport.

1 comentários:

Anônimo disse...

C.